Perguntas e Respostas Frequentes sobre Instalação de Energia Solar

Documentação sobre Dúvidas Acerca da Energia Solar e Painéis Solares, bem como sua Instalação e Manutenção, Pros e Contras de se Obter um Sistema de Placas Fotovoltaicas.

Os riscos são os mesmos de fazer qualquer manutenção no sistema elétrico de sua casa. Ou seja, se for bem feito o risco é muito baixo de levar um choque ou ter um curto circuito. Escolha bem a empresa que vai instalar o sistema de energia solar na sua casa que você não terá problemas.

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada. Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial pois provavelmente sairá mais caro. Além disso somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

Não, pelo contrário, muito baixa. Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.

Sim, se for na cobertura e tiver espaço; Sim, se for pelo condomínio e a laje/telhado de cobertura for grande o suficiente;
Para faixadas é possível, porém muito mais caro e produzira muito menos energia. Para projetos arquitetônicos específicos funciona. Para o seu apartamento normal dentro da cidade, muito improvável.

Sim, se você tiver um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica (o padrão) você não terá nenhum problema pois ele gera energia em paralelo com a rede da distribuidora. Ou seja, quando falta energia solar a rede compensa.

Não funciona a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sistemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia.

Não. Você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada na sua casa para quando você precisar.
Sim. Se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (com baterias). Custa mais caro, mas se você é um daqueles que quer dizer adeus para sempre à sua distribuidora esta é uma solução possível.

Em média ele varia de 12kg/m2 até 17kg/m2;
Para telhados de telha de barro ele fica perto de 15kg/m2;
Para telhados metálicos de telha trapezoidal ou telha zincada ele pesa em média 13.5kg/m2;
Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17kg/m2. Para lajes de concreto onde precisa-se inclinar as placas e não pode perfurar para fixar, aí será necessário usar um sistema com lastro e o peso pode subir bem mais. Mas no geral o sistema fotovoltaico residencial é muito leve e 99% dos telhados suportam ele sem problemas.

Se você usar um sistema de fixação de boa qualidade com certeza poderá remover os painéis solares, o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de fixação podem ser desaparafusadas e reaproveitadas em uma mudança. Desta forma você pode levar com você o seu gerador de energia fotovoltaica residencial.

As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3.2mm a prova de granizo. O vídeo abaixo ilustra o quão resistente é o painel solar fotovoltaico (placa solar) com chuva de granizo, pessoas andando em cima e muito mais. IMPORTANTE: Embora o painel solar seja muito resistente, você não deve andar em cima como mostra no vídeo pois isso cria microfissuras nas células fotovoltaicas e você muito provavelmente terá um desempenho (geração de energia elétrica solar) menor que o ideal.

Gostamos de incentivar as pessoas a escolherem a empresa pelo atendimento, ou seja, o quão satisfeito você esta com o atendimento da empresa que esta orçando o sistema de energia solar fotovoltaica para a sua residência? Eles ligaram para você quando você pediu o orçamento? Eles cumpriram o prazo de entrega do orçamento? O preço deles esta dentro da média de mercado? Quantos anos de garantia na instalação a empresa lhe ofereceu? (menos que 1 ano você não deveria aceitar). Escolha a empresa com o melhor atendimento e custo benefício. Nós da Senhores do Sol fazemos toda elaboração da proposta técnica e financeira, e contamos com técnicos qualificados para instalação do seu sistema fotovoltaico, seja na sua casa ou empresa.