Energia Solar

Energia Solar, você já deve ter ouvido muito esse termo em jornais e programas de TV, mas o que exatamente seria esse tipo de energia que todos dizem ser o futuro das energias renováveis e sustentáveis do nosso planeta? Nesse artigo você irá entender o que é, como funciona, as vantagens e desvantagens, aplicações e como você pode tirar proveito dessa fonte inesgotável que é a energia solar.

O que é Energia Solar e como ela Funciona?

Nada mais é do que à energia que vem do calor e luz do nosso sol. Como sabemos o sol é movido a hidrogênio, que quando fundido ao seu núcleo, transforma o H2 em hélio gerando assim 40 trilhões de megatons por segundo. Conseguimos sentir aqui na terra parte desse resultado em forma de calor e luz que permitem assim condições favoráveis de vida em nosso planeta. Hoje já contamos com tecnologias avançadas capazes de captar e utilizar parte dessa energia ao nosso favor.

Seu funcionamento está completamente ligado à tecnologia utilizada no processo. Elas se categorizam como ativas ou passivas, e isso depende
de como elas capturam, convertem e distribuem a energia solar. Hoje a tecnologia mais difundida é a energia solar fotovoltaica, que converte energia solar em energia elétrica.

 

Tipos de Energia Solar

Existem hoje no mundo algumas tecnologias que captam, convertem e distribuem energia solar de maneira diferente, as que mais se destacam são: Termossolar, Térmica e Fotovoltaica. Cada qual com suas particularidades, confira as suas diferenças logo abaixo.

Energia Solar Termossolar ou Energia Solar Concentrada (CSP)

Conhecida internacionalmente como CSP (Concentrating Solar Power) gera energia elétrica através de um processo que transforma a irradiação solar em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica. As temperaturas podem chegar acima de 1000 °C em decorrência dessa concentração de raios solares.

Como Funciona a Energia Termossolar?

Coletores solares concentram e absorvem o calor do sol. Um turbogerador fica responsável por transformar essa energia térmica em energia elétrica. Seu uso é viavel apenas para usinas de grande e médio porte, não sendo usado na aplicação residencial devido ao seu alto custo.

Energia Solar Térmica

Um dos sistemas mais eficientes e econômicos quando tratamos de energia solar é o solar térmico. Porém seu grande contra é de que seu uso é restrito apenas a aquecimento, não podendo ser usado para gerar energia elétrica.

Como Funciona a Energia Solar Térmica?

Coletores térmicos captam a radiação solar e aquecem um fluído que circulam através de dutos que posteriormente se acumulam em um tanque térmico chamado boiler. Essa tecnologia é usada para produzir aguá quente para aquecer ambientes, processos industriais, torneiras e banhos em residencias.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é produzida a partir da luz do sol. Sua produção depende exclusivamente da radiação solar que incide sobre a placa fotovoltaica, sendo assim, em dias de maior incidência solar sua produção é maior. Devido ao avanço tecnológico até mesmo em dias nublados pode haver produção de energia, claro que de maneira reduzida. O sistema fotovoltaico é o mais procurado quando se trata de energia limpa e renovável, e se encaixa perfeitamente em residências e empresas de qualquer porte, seu custo benefício é excelente e sua durabilidade e manutenção fazem do sistema de energia solar fotovoltaico a melhor opção para economizar energia, além de funcionar como forma de investimento para fugir do aumento da tributação energética e valorizar imóveis.

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica funciona através do efeito fotovoltaico, que basicamente transforma a energia do sol em energia elétrica pronta para abastecer todos os aparelhos da sua residência ou empresa. A placa de energia solar fotovoltaica responsável por captar a luz solar contém células fotovoltaicas que são feitas normalmente de silício ou qualquer outro material semicondutor, que ao contato com a radiação aceleram os elétrons, gerando então eletricidade.

 

Usos da Energia Solar

A energia solar vem sendo aproveitada desde os primórdios da humanidade, sendo então aprimorada com equipamentos cada vez mais modernos que aproveitam quase de 100% de todo seu potencial energético. Seus usos são os mais diversos, desde aquecimento e refrigeração de ambientes, até tratamento de água. A energia solar é flexível e pode ser empregada em residencias, empresas e industrias que buscam por eficiência, economia e principalmente consciência ambiental e sustentável já que se trata de uma fonte inesgotável de energia que não polui, destrói ou degrada o eco sistema de nosso planeta.

Veja abaixo alguns usos e aplicações da energia solar:

 

Aquecimento de Água

Sistemas solares de água quente usam a radiação do sol para aquecer a água. Esse tipo de sistema é bem comum no uso doméstico, utilizado principalmente para aquecer piscinas, torneiras e chuveiros.

Aquecimento, Refrigeração e Ventilação

A energia proveniente do sol pode ser usada em conjunto com outras tecnologias que se utilizam do aquecimento solar para armazenar calor, refrigerar ambientes por meio de trocas de temperatura e auxiliar na ventilação de prédios.

Cozimento

Também é possível utilizar a energia solar para cozimento.Por meio de fornos solares, empresas e industrias utilizam a radiação solar para secar, pasteurizar e cozinhar alimentos.

Evaporação

Através de tecnologias de concentração solar empresas e industrias utilizam a energia solar para realizar processos de evaporação dos mais diferentes sólidos dissolvidos.

Tratamento de água

A radiação solar também é capaz de transformar água salobra (água que possuí gosto e cheiro desagradável) em água potável. Essa desinfecção é bem simples, e pode ser feita até mesmo por garrafas PET transparentes. Essa técnica é bastante usada em regiões pobres e remotas onde seus habitantes não conseguem uma fonte de água tratada.

Agricultura e Horticultura

Desde muito tempo a humanidade tem usado a energia solar para maximizar a maturação de plantas, através de espaldeiras que captam luz do sol e aumentam a temperatura de estufas em épocas mais frias. Mais recentemente a energia solar tem sido usada para os mais diversos usos, desde bombeamento de água, até processos agro industriais.

Transportes